Detonado – PlayStation 4 – Hellblade Senua’s Sacrifice

Logo quando você pode se movimentar, a primeira Lorestone está bem na sua frente. Segura R2 por um tempo até começar a ouvir a narração, que significa que a pedra foi ativada.

Ao chegar na praia, passe por baixo da ponte e encontre a segunda Lorestone antes de subir a escada nas pedras.

Na caverna, você chega ao primeiro quebra-cabeça, que apresenta o conceito usado no jogo inteiro. Há um símbolo na porta e você precisa encontrar um padrão no cenário que seja igual mostrado da porta, e então olhar para a forma no cenário segurando R2. Ele vai ficar azul e a porta vai destravar. 

Você vai saber se está no lugar certo para enxergar o símbolo porque o cenário vai ficar cheio de pequenos símbolos flutuantes – essa é a dica de que a solução está bem próxima. Nessa caverna, volte um pouco até os símbolos começarem a brotar no ar e olhe para a forma que as sombras fazem sobre as rochas iluminadas pelo Sol para encontrar o símbolo igual ao da porta. Foque nele com R2 para apagar o selo da porta e poder continuar.

Após o primeiro Puzzle, há uma Lorestone logo depois de passar por uma viga de madeira – difícil não ver esta. Pouco depois você terá sua primeira luta do jogo: Quadrado é um ataque mais fraco, Triangulo é mais forte, X esquiva, Bola dá um chute que quebra a defesa do inimigo, L1 corre, R1 defende e R2 ativa um bullet time temporário quando a “pochete” de Senua estiver brilhando totalmente, ideal para momentos com muitos inimigos. Você pode se movimentar livremente mas sua câmera sempre estará travada em um dos inimigos, mas dá para mudar o foco colocando o analógico direito para os lados.

Sua principal técnica é apertar R1 assim que o golpe adversário for acertar para conseguir um parry e deixar o oponente totalmente aberto para seus ataques. De preferência, fala um combo que começa com Quadrado e depois continua com Triangulo nos outros golpes. Quase todos os inimigos podem levar parry em quase qualquer golpe, basta você sacar o momento correto para aparar o ataque.

Ao vencer a luta, há uma Lorestone nesta sala. Ative a pedra e agora você tem duas portas para escolher – pode ser qualquer uma delas, mas vamos pela da esquerda (a vermelha) primeiro, pois ela é a “correta” a fazer primeiro.

Caminho da Ilusão

Logo depois de passar pela porta, siga pela direita e continue até o canto direito para encontrar a primeira Lorestone da área.

Continue a observar a porta com o simbolo. Continue pelo outro caminho e passe pelo portão da ilusão para revelar a passagem real na porta, e continue por ela. Mais adiante haverá uma luta com vários inimigos e então você chega a uma parte com uma porta selada. Curiosamente, este é um dos puzzles menos diretos.

Foque na porta selada para deixar o símbolo na sua tela. O primeiro passo é passar pelos dois troncos ligados por uma cabeça de touro no meio, que estão logo a direita da porta. Vamos chamar essas coisas que revelam ilusões ao passar por elas como “portões”, na falta de um nome melhor (porque portal dá a ideia de ser levado a outro lugar, o que não é bem o que acontece). Ao passar por esse portão, você abre o caminho no muro aposto e pode subir até ficar de frente para a porta e, lá de cima, poder focar as três partes do simbolo e assim destravar a porta.

A próxima porta com simbolo tem um quebra-cabeça maior e talvez a Lorestone mais obtusa do jogo inteiro. Depois de focar na porta, volte um pouco e vá para o portão que está proxímo a escada quebrada para abrir um caminho no muro. Nosso objetivo é basicamente reformar a construção do fundo da área. Siga pelo caminho e vá seguindo pelo pântano estranho com as aparições de deus da ilusão, passando por mais um portão até passar por uma pequena ponte. Passe pelo próximo protão para revelar uma pequena ponte. Passe pelo próximo portão para revelar uma passagem para revelar uma passagem a direita, onde antes havia uma parede. Ao entrar ali, veja que existe duas portas de ferro a sua esquerda. Abra as duas mas não se preocupe com elas agora. Siga até o final, suba a escada de mão e passe pelo portão ilusório. Desça e sia pela porta mais próxima, suba a escada que foi reconstruída e fique no ângulo para formar o símbolo e destravar a porta.

Mas antes de ir embora, precisamos pegar a Lorestone. Volte para as duas portas – tenha certeza de que estão abertas. Volte mais um pouco para o portão que fica logo depois de pequena ponte e passe por ele de novo para reverter os muros a frente. Agora você pode entrar pela porta que destravou. Suba a escada que fica a direita e la em cima você conseguirá alcançar a Lorestone. Agora tudo fica mais simples. Continue pela porta que estava selada.

Siga pela direita e enfrente uns inimigos. Seguindo pela passagem ali atrás da arena você encontra uma Lorestone. Continue pelo corredor e vire a direita sempre que puder quando chegar na próxima área até achar a Lorestone. Depois de am cena bem curtinha, procure uma pequena ponte levadiça que você pode abrir e siga pela esquerda dela ao passar para encontrar um portão ilusório que vai abrir um buracão na parede em frente. Passe pelo buraco e entre pela pequena passagem ao fundo que leva a um lugar onde há a Lorestone. Abra a porta de ferro ao voltar.

Volte ao portão ilusório que você usou para encontrar a Lorestone e passe por ele novamente para restaurar a parede. Agora que você abriu a porta de ferro, pode entrar lá dentro de qualquer jeito e subir a escada para poder atravessar lá em cima até m portão ilusório que elimina vários símbolos falsos nessa área. Volte para o portão selado. De costas para ele, vá para o caminho da esquerda. Passe por um portão ilusório para reconstruir uma ponte de madeira e siga o caminho até chegar a outro portão ilusório que elimina mais símbolos falsos – e agora dá para alinhar o que sobrou com a porta selada para abrir-la.

A última porta selada dessa área vem logo depois. Foque nela e depois passe pelo portão ilusório que fica a esquerda. Ele faz brotar um galho de arvore para você atravessar ao outro lado. Desça e passe pela árvore. Do outro lado, passe pelo outro portão, cruze a viga de madeira e crie a ponte no final. Volte ao portão que acabou de cruzar e desfaça o feitiço, prosseguindo pela ponte sufir em outro galho da árvore – e alinhe o simbolo com a porta. Sua recompensa é enfrentar um chefe.

Chefe: Valvran

Deus da Ilusão não é tão complicado se você estiver com seus parries em dia. Absolutamente todos os ataques dele podem ser refletidos. O que você pode precisar tomar cuidado mesmo é o que ele vem como um torpedo na sua direção. Na dúvida apenas defenda, mas dar um parry é ótimo porque o chefe fica caído no chão totalmente indefeso por um breve período. Muitas vezes ele costuma jogar uma das faças na sua direção logo antes de dar esse rasante – de um parry na faca também para rebatê-la ou então esquive.

Depois de perder bastante vida. Valdran vai usar uma técnica que todos os chefes usam: se misturar com a escuridão. É mais difícil de prever o chefe e você tira muito pouco dano dele assim. A solução para o problema é apertar o R2 (só funciona quando sua ponchete está cheia de luz, e parries e golpes acertado aumentam essa luz aos poucos). Como o inimigo fica extremamente lento e sem defesa, ele tem que voltar a luz para ficar neste estado, então você anula a técnica dele. Valvran também pode ir embora e chamr inimigos comuns para lutarem por um tempo – você vai ter que matar todos para que o chefe volte. Perto do fim, ele vai se esconder nas sombras novamente. Aperte R2 para focar quando aparecer.

Caminho do Fogo

Depois de voltar até a porta principal e enfrentar a luta com mais inimigos até agora – que apresenta os inimigos com porrete e escudo ( dê um chute neles para atirar o escudo da frente e poder fazer um combo normalmente) – passe pela porta a direita para começar o outro caminho, o do fogo. Daqui para frente praticamente todos os Puzzles será como aquele primeiro, de encontrar um padrão semelhante ao simbolo da porta no ambiente.

Já comece pegando o caminho da direita pela água para encontrar a Lorestone adiante. Continue até chegar a primeira porta selada, com dois símbolos. De costas para a porta siga pela esquerda e suba até o final para encontrar  dois postes que formam o primeiro simbolo.

Desça e continue em frente até a área com os símbolos flutuantes. Você precisa alinhar o segundo Y de madeira da esquerda para a direita com um pequeno poste de medeira vertical para criar o simbolo. Destrave a porta, vença uma batalha e fuja do fogo pela porta depois de investigar a lápide. Ao chegar na ponte, vire a esquerda duas vezes para encontrar uma Lorestone. Continue e, ao virar de costas para a porta que precisa ser queimada, vá para o canto direito da área aberta para encontrar outra Lorestone.

Depois de escapar do segundo fogo, há duas casas e a Lorestone está na casa da Direita. Nessa mesma área você tem que abrir uma porta de simbolo para poder chegar ao túmulo que queima a outra porta. Entre na casa, suba as escadas e passe pelo telhado para a outra e, lá em cima, olhe para o R feito com rastro de fogo no chão, a direita. Desça, fique no mieo das árvores e encontre os galhos que formam m X entre dois troncos.

Após passar pelo terceiro fogo chagamos a uma passarela com uma pequena ponte a esquerda e outra saída em frente. Entre pela esquerda primeiro e vá para a saída esquerda da outra casa para encontrar a última Lorestone dessa parte. Há outra porta com três símbolos agora.

O primeiro está atrás da casa a sua esquerda (de costas para a porta) é um buraco na parede em forma de cruz. O “P” está próximo ao inicio da ponte que liga as duas estruturas, é só alinhar a obvia parte de cima com um poste. Para o terceiro simbolo suba a torre alta de vigilância. No final da plataforma alta há um pequeno, e fino poste de madeira. Olhe para a viga que sai em diagonal do telhado da casa em frente, um pouco a direita. Alinhe as duas coisas para criar o simbolo. Ao sair pela porta e fugir do último fogo, é hora de enfrentar outro chefe.

Chefe: Surtr

Essa é sua luta mais complicada até aqui, basicamente porque é talvez a única do jogo inteiro onde refletir ataques não é uma opção. Em vez disso, você vai ter que ser bom de esquiva, de preferência, ou então apenas defender e lidar com pressão constante do chefe.

Surtr é grande e forte, mas pelo menos seus ataques não são muito rápidos, então basta você esquivar para os lados em vez de dar o parry. Algo especialmente importante é fica atento ao momento em que ele se ajoelha e começa a carregar poder na espada. Corra até ele e ataque o máximo que poder até quebrar esse golpe dele, que tem boas chances de destruir Senua. Use seu R2 para causar dano enquanto ele estiver pegando fogo, que é o equivalente de Surtr a esconder nas sombras. Caso você não tenha o poder carregado, concentre-se em desviar quando ele estiver em chamas. Lembre-se que, se ele te acertar forte e Senua cair, você deve apertar X rapidamente para se levantar antes que o inimigo de o golpe fatal (isso vale para qualquer luta). Se você for rápido o bastante dificilmente vai morrer.

A Fortaleza

Depois de vencer, volte para a área das portas dos dois caminhos, e a terceira, que estava trancada, agora deixará você prosseguir. Cruze a ponte para enfrentar um inimigo novo, que apesar de enorme e muito forte também pode ser humilhado com parries – mas tenha cuidado para desviar quando ele correr.

Há uma porta com símbolos para destravarmos. Na entrada ao lado direito dela está a Lorestone. Continue até o barco e olhe para a escada quebrada na fortaleza de modo que ela se reconstrua quando você foca com o R2. Vá até ela e suba. Lá em cima você consegue ver dois dos três símbolos necessários, ambos usando a estrutura vermelha pendurada de ângulos diferentes (um no primeiro andar e outro no segundo). Se você andar até o fim do primeiro andar e descer uma escada, vai dar de cara com a Lorestone e abrir uma porta de atalho. O simbolo que sobra é o em formato de X, que pode ser visto do chão olhando para o objeto vermelho. Certifique-se que ativou as duas Lorestones dai e só antão abra a porta selada.

A Praia

Relaze, pois nessa parte não há nenhum quebra-cabeça, embora exista seis Lorestone. Avance até chegar a área com uma ponte alta quebrada e uma porta selada lá em cima. Antes de subir para lá, encontra a primeira Lorestone ao seu lado esquerdo, basicamente na água da praia.

Agora suba a escadaria até a porta, mas pare no meio dela para ativar outra Lorestone bem óbvia na sua frente, quase embaixo da ponte.

Siga por baixo da ponte mesmo e desça a escada do outro lado. Continue em frente e veja outra Lorestone a esquerda, na beira da praia. Continue seguindo pelos navios quebrados até passar por um caminho estreito e poder virar a direita para ver o que tem atrás de um escombro de barco. A Lorestone está lá.

Depois de uma cena perto da grande árvore, siga pela esquerda e avance até ver a Lorestone na praia. Um pouco mais a frente há outra Lorestone também na beira da praia, junto de uma pedra. Suba até a parte de trás da árvore e puxe a espada.

Desafio

Agora temos que passar por quatro desafios para sermos merecedores da espada. Eles podem ser feitos em qualquer ordem, mas faremos na ordem que combina com a divisão de Lorestone no jogo. Então, de onde você começa, vire-se para a direita e veja a totem azul brilhante ao fundo. Vá investigar.

O Labirinto

Dentro do desafio, vire pra a esquerda e caminhe até o final para encontrar a Lorestone.

Entre no labirinto. É escuro, mas dá para se orientar com sua tocha. Preste atenção no caminho de ida, para facilitar. A partir do início, siga agarrado a parece esquerda até o fim até chegar a uma salinha com uma Lorestone ao fundo, no escuro (pode ser difícil de enxergar sem se aproximar). Saia pela sala anterior, siga em frente, vire a esquerda e depois esquerda de novo para chegar a uma bifurcação com uma Lorestone no centro, em uma sala com um pouco de luminosidade. De frente para ela siga pela direita. Depois vire para direita, direita, esquerda e direita. Isso vai levar a uma pequena sala com outra Lorestone.

Volte para a Lorestone fique de frente para ela e siga pela direita novamente, depois vire a esquerda dessa vez. Agora vire a direita nas próximas três curvas para chegar a uma sala com um buraco na parede. Passe por ele e siga pelo túnel, e vire a direita quando puder. Entre pela porta com uma luz vermelha para escapar do labirinto. De volta ao centro da árvore, vá para o totem que está a sua esquerda.

A Torre

Essa área traz uma mecânica adicional ao jogo. Logo no começo da fase você precisa abre uma pequena ponta a direita e olhar através de uma grande máscara para mudar o mundo do presente (tom azul) para o passado (tom amarelo), e com isso alterar algumas partes do cenário. Depois de mudar o lugar para o dia, basta avançar e encontrar a primeira Lorestone da área ao lado da porta selada.

Foque na porta para gravar o símbolo. Siga em frente e vire a direita e use a máscara para voltar ao presente e abrir passagem pelo portão que estava trancado. Use a máscara depois dele para voltar ao passado e entre na torre. A Lorestone está a sua direita, ao lado da mesa.

Suba na plataforma atrás da Lorestone e olhe a direita da porta trancada para ver os raios de sol formarem o símbolo com as caixas. Saia da torre, volte para o presente e abra a porta. Alinhe sua visão e segura R2 para reconstruir a escada quebrada. A Lorestone está a sua frente, ao lado da escada. E assim que subir para o próximo andar, a Lorestone também estará em frente. Foque na porta para gravar os símbolos. Não use a máscara neste andar. Em vez disso, suba as escadas para o segundo andar, abaixe a ponte a sua direita e use a máscara que está lá. Continue seu caminho por esse andar e encontre a Lorestone ao fundo.

Abra as duas portas, uma de cada lado da Lorestone. Volte e use a máscara ainda neste andar para voltar ao presente. Use as duas portas que você abriu para conseguir chegar ao outro lado do andar, mas antes de passar pela segunda porta, não se esqueça de olhar para as cordas na ponte que formam a figura do símbolo que parece um M. Abaixe a ponte no final do caminho desde andar para ter acesso a mascara. Use-a e, no passado, passe pela ponte que você acabou de criar. A Lorestone está na sacada a esquerda.

Do outro lado da sacada está o segundo símbolo da porta, na parede de madeira. Agora desça para o andar da porta selada, olhe ao lado da esquerda e encontre a ângulo para formar o símbolo da seta para cima e destravar a porta. Ao voltar para a praia, vá até o totem a direita do que você acabou de terminar e fique na frente para ele.

O Pântano

Nesta área temos o breve retorno dos portões ilusórios. Felizmente é uma área bem curta.

Siga em frente para chegar a área com duas torres de vigilância ligadas por uma pequena ponte. Há um portão ilusório ao fundo. Passe por ele de frente para as torres para abrir o caminho pela direita, que leva a outro portão. Mas antes de passar por ele, ative a Lorestone que fica logo depois.

Vire de costas para a Lorestone e passe pelo portão ilusório em frente para abrir uma passagem. Volte para o outro portão ilusório e passe por ele novamente olhando para as torres para fazer uma escada reaparecer, e use a passagem que você acabou de abrir para conseguir chegar a escada. Fique no meio da ponte entre as duas torres e foque na ponte lá de baixo para reconstruí-la.

Desça, passe pela nova ponte e entre na casa. Ative outra Lorestone a direita. Tenha certeza de ter ativado a Lorestone antes de focar na porta selada a esquerda, ou você terá que jogar o jogo todo de novo até essa parte para o troféu.

Tudo vai começar a pegar fogo e a casa vai virar um labirinto. Você tem que encontrar e focar nos três símbolos enquanto foge do fogo. Felizmente uma luz vai guiar seu caminho, e os símbolos também brilham muito intensamente, por isso não via ser muito complicado. Eles aparecem em ordem, então contanto que você seja rápido para não ser comido pelo fogo, vai escanear os três e seguir até a porta e sair desse desafio. Vá para o último dos quatro totens na praia.

A Cegueira

Não há Lorestone neste capitulo e também não há nenhum quebra-cabeça. Basicamente você vai precisar se guiar pelo som ambiente e pelas silhuetas de inimigos em meio a escuridão até o final. Depois de sair do desafio, volte para a árvore e arranque a espada do centro para finalmente entre em Helheim.

Helheim

Essa fase começa com uma série de lutas longas com muitos inimigos. É importante defletir o máximo dos golpes possíveis e administrar o máximo de golpes possíveis e administrar bem os oponentes. Tente matar primeiro ou afastar os mais fortes e deixar em grupo apenas os inimigos mais simples. Os inimigos com escudo são especialmente irritantes – sempre tente deixá-los isolados.

O mais importante  é evitar que eles o cerquem. Dê um jeito de nunca deixar algum inimigo ficar nas suas costas e assim você terá um controle muito maior da situação. E lembre-se de apertar X o mais rápido possível ao cair para evitar a morte.

Depois das lutas, você estará de volta na praia. Vá para aquela porta que ficava trancada e agora ela vai abrir. logo de cara há uma Lorestone na base da escada. Depois de uma parte no escuro, você pega uma tocha. Foque na porta para gravar os três símbolos e vamos procurar. De costas para a porta, entre na passagem a esquerda e suba a escada. Siga até a sala depois do túnel, ilumine as tochas e veja a sombra que forma o símbolo parecido com P em cima de um escudo. Saia pelo portão ao lado.

Volte para a porta selada. De costas para ela, entre na segunda passagem a direita. Desça uma escada e enfrentar um inimigo. Pegue sua tocha e acenda todas as tochas da sala. Agora suba na parte elevada da sala e veja o símbolo feito com sangue no chão iluminado pelas tochas.

Volte para a porta selada novamente. Entre de novo pela primeira passagem a esquerda, mas desça a escada em vez de subir. Você vai ter que passar por baixo d’água por um instante e sua tocha vai apagar. Corra até o ponto iluminado de caverna. Vá de ponto a ponto até pegar outra tocha. Em vez de subir a escada, retorne a parte escura.

Logo depois de passar pela madeira sobre a água, vire a esquerda e procure uma Lorestone ali escondida no escuro. Agora vá para o meio da área e passe pelo arco de madeira, e acenda uma tocha no caminho lá dentro. Ele fica em uma pequena poça, completado com o reflexo na água. Volte para a escada que você ignorou e suba, mas antes de abrir o portão no final dela, vá pela esquerda e suba para encontrar uma Lorestone. Passe pela porta que estava selada.

A outra sala com porta selada, só precisa de um símbolo (que parece um R). Acenda a pira a direita e volte para a sala anterior a essa para ver o R iluminado a cima. Depois dessa sala uma cachoeira vai apagar sua tocha e você vai acender outra. Pouco depois, quando passar por uma pequena viga de medeira, vire a direita para encontrar outra Lorestone.

Na próxima sala com a porta de um símbolo (tipo um M), há uma Lorestone ao lado esquerdo da porta. Para achar o símbolo, ilumine a pira próxima a cachoeira. Depois, entre pela passagem que fica a direita na sala (se você está na frente para a cachoeira). Essa passagem dá a volta e leva para outro lado da cachoeira sem apagar a tocha. Há uma pira no caminho que precisa ser acesa, e acenda a outra pira ao lado da cachoeira também. Com as três acessas, saia pela cachoeira e veja o símbolo formado no escudo no alto da parede, ilumine sua tocha e continue pela porta selada. No próximo corredor há uma Lorestone bem no seu caminho, antes do buraco.

Chefe: Fenrir

No buraco está Fenrir, o bicho que comanda o escuro. Ele não é muito diferente de um inimigo comum em seus ataques, mas faz bastante uso da escuridão, por isso é bom você apertar bastante parries e ataques para ter sua energia do R2 sempre pronta. A parte mais complicada é quando ele some totalmente. Fique atento ao som, que é a única indicação de onde ele está vindo. Receba-o com um parry e arrebente ele sem dó.

Helheim parte 2

Este é a última parte do jogo. A sala é um grande quebra-cabeça e as quatro últimas Lorestone estão aqui. Sua missão é reconstruir a ponte que leva a Hela.

Comece subindo a escada a esquerda. Continue pela direita até chegar a uma escada espiral com a primeira Lorestone da área na base. Suba a escada espiral até o fim e siga até a beirada com a visão para a ponte. Foque com R2 na ponte para consertar parte dela.

Desça e volte pela escada espiral e vire a direita para ir de encontro a ponte que você está reconstruindo. Fique de frente para a ponte e vire para trás para encontrar uma Lorestone ao seu lado. Siga pelo lado direito da ponte e suba toda a escadaria até ficar em uma sacada de frente para a ponte. Foque com R2 para reconstruir o segundo pedaço.

Agora vá para própria ponte, até onde conseguir ir. Vire 180 graus e veja que há outra ilusão que não tem a ver com a ponte, a sua esquerda. Alinhe esses “cacos de vidro” com a parede lá em cima para abrir uma passagem em uma parede. Entre pela passagem criada e vire a direita para encontrar uma Lorestone atrás de uma cela.

Continue o caminho por uma segunda escada em espiral. Suba até o topo dela para encontrar a última Lorestone do jogo e ganhar o troféu. Entre pela passagem na escada, vença os inimigos e ao final do caminho foque na ponte para completar o que faltava. Agora vá para a ponte e enfrente uma longa batalha sem morrer. Se tiver ativado as 44 Lorestones, rola uma pequena cena extra com Druth ao chegar a passagem de luz.

Chefe: Hela

Você não enfrenta Hela diretamente: são três grandes lutas contra inúmeros inimigos. A primeira não é muito diferente do que acontece na ponte logo antes. Na segunda, você terá que enfrentar clones dos três chefes anteriores ao mesmo tempo – na verdade a luta tem os três, mas só dois lutam ao mesmo tempo, com um deles só transformando em outro de tempos em tempos. Sua prioridade é o Surtr, já que ele é chato que não pode levar parry, enquanto os outros podem ser gerenciados com um pouco de tranquilidade com um parry bem posicionado ao apertar R1 no tempo certo mesmo se estiverem nas suas costas. 

Você alcança Hela, e uma multidão de inimigos começa aparecer de todos os lados, o que parece bem injusto. Lute pelo tempo que conseguir, mas para terminar o jogo, você precisa… perder. Sim, é isso mesmo. Quando você vir a cena final vai entender melhor, mas essa é uma luta que você não conseguirá ganhar. Depois de assistir o vídeo final, o troféu de outro final e a platina deste belo jogo vão aparecer em sua lista de troféus.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: